Notícia

Prefeitura realiza força-tarefa para combater evasão escolar da rede municipal de São Luís

A Prefeitura de São Luís iniciou, nesta semana, uma força-tarefa para combater a evasão escolar na rede municipal de ensino. A ação, desenvolvida em todo o país pela Unicef, está sendo realizada em uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Rede de Territórios Educativos, com o apoio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e Assistência Social (Semcas). 

“Solicitamos que pais e responsáveis procurem a Unidade de Educação Básica (U.E.B.) mais próxima, levando documentos para efetivarem a matrícula no próprio espaço escolar. É uma ação imediata que atua estrategicamente nas áreas de maior carência de matrícula”, informou a professora Lêda Santos, membro da Coordenação da Rede de Territórios Educativos e representante da Semed. 

A divulgação da nova etapa de matrículas, por meio de carro de som e rádios comunitárias já foi realizada nos núcleos Anil, Centro, Cidade Operária, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Bequimão/Turu e Zona Rural. 

Segundo a professora Carla Ribeiro, gestora da U.E.B Governador Jackson Lago, na Cidade Operária, “com a ação da Busca Ativa, a escola já conseguiu rematricular 30 alunos que não tinham retornado e mais 15 alunos novos”, disse a gestora. 

A força-tarefa envolve divulgações em carros de som, nos bairros e entornos das escolas com o objetivo de sensibilizar pais e alunos que ainda não efetivaram a matrícula ou rematrícula para o ano letivo 2021.

Aulas 

Por conta da pandemia, as aulas da rede municipal estão ocorrendo de forma remota. Os estudantes da rede têm acesso às aulas virtuais do Google Classroom, onde podem responder às atividades, ter acesso aos conteúdos usados em aula e materiais extras, além da interação e apoio em tempo real com seus professores pelo Google Meet. 

Para os estudantes que não possuem acesso aos meios digitais, a Semed também disponibiliza materiais e atividades impressas que são entregues nas escolas onde o aluno é matriculado. Outro benefício é o recebimento mensal do kit de alimentação que chega à mesa de milhares de famílias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s