Futebol Maranhense

De quem é a culpa da debandada no Moto?

Infelizmente, a situação financeira do Moto Club segue bastante delicada. Depois do desligamento de Jefferson Araújo, foi a vez do meia André Mensalão pedir para sair. Ninguém é criança para saber que essa história de “proposta melhor” é um pano quente para não dizer que não estão satisfeitos com toda a situação vivida dentro do clube, falta de pagamentos e etc. A realidade nua e crua é que tão pegando boné e pulando fora do barco. Simples.

Se não for tomada uma atitude e o dinheiro que o clube precisa não cair do céu, as coisas podem ficar piores e mais jogadores poderão deixar o bloco antes mesmo do fim do Carnaval. Sinceramente, eu não vejo o momento de atirar contra os dirigentes e botar eles na cruz com a placa de culpado. Isso não vai mudar nada. Sai seis e entra meia dúzia e olha e lá… A preocupação mesmo é saber como o clube vai sair dessa. De onde vai tirar dinheiro?

Eu já falei várias vezes que futebol maranhense só tem como sobreviver com patrocinadores, seja estatal ou privado, e, principalmente, com as tais cotas televisivas. Aqui no Maranhão, não tem essa história de contar com renda, porque ninguém vai no estádio, são aqueles guerreiros e testemunhas de sempre e só. Sócio torcedor? Aqui não se consegue nada com isso. Se somar Imperatriz, MAC, Moto e Sampaio não se chega a três mil fiéis.

Muita coisa é culpa dos dirigentes, pois deveriam mesmo ter planos mais atrativos. Trabalhar melhor isso de uma maneira geral. Entretanto, no contexto como um todo, só se forem tirar do bolso e quem tá no cargo nem tem para isso. Sei que tem aquele discurso bonito de que pode se fazer um projeto de captação de recursos e etc e tal. Concordo que é bem possível fazer melhor do que o atual cenário de marketing, de busca por viabilidade financeira em toda sua essência, porém, por mais competente que seja um dirigente por aqui, ele não vai conseguir fazer um clube altossuficiente. Com muito esforço e um excelente planejamento ele não consegue nem 30% do saldo negativo mensal. Vamos ser realistas. Sem hipocrisia, falácias e utopia.

Não há interesse em quem poderia fazer. Nem dar pra despertar também, porque aqui no Maranhão só tem gente que adora surfar numa onda. Maré seca não pega canoa…

Na vida real, a saída é conseguir recursos por meio de cotas e ir crescendo no cenário nacional se agarrando nelas. Vide o Sampaio, por exemplo. O Tricolor, meus caros, vive disso e pronto. Também é outro que não tem recurso de nada. É se agarrar nesse osso e saber usufruir do bom momento para construir seu futuro. Essa inclusive já a segunda chance. Ao Moto, resta torcer por um daqueles milagres dos deuses do futebol. Esse esporte é bom porque é possível acertar mesmo com erros.

9 comentários em “De quem é a culpa da debandada no Moto?”

  1. EXCETUANDO A COBERTURA DO RADIO, ACHO QUE A MÍDIA DESPREZA OS NOSSOS CLUBES, TAMBÉM NÃO ACOMPANHO MUITO ESTE BLOG, VC É DECLARADAMENTE TORCEDOR BOLIVIANO, MAS FIZESTE A ANALISE MAIS LUCIDA DOS ULTIMOS ANOS ACERCA DO FUTEBOL MARANHENSE. EU SEMPRE VOU AOS JOGOS DO MEU TIME DE CORAÇÃO, DESDE CRIANÇA, PAGO O PLANO DE SOCIO, FAÇO MINHA PARTE. MAS ESTAS CERTO, A TORCIDA DAQUI NÃO É FANATICA…COMO NO CEARA E PARA, PEX. VEJA O CASO DO NOSSO RIVAL, VIVE O MELHOR MOMENTO DA HISTORIA E SO CONSEGUE ENCHER QUANDO ESTÁ NUMA FINAL OU SE JOGAR CONTRA TIMES “GRANDES” SULISTAS…NESTE PONTO ENALTEÇO OS FIEIS MOTENSES, O MOTO MESMO EM SITUAÇÃO PRECÁRIA COLOCA O MESMO NUMERO E ATÉ MESMO SUPERIOR AOS DOS JOGOS DO NOSSO RIVAL. COMO PODEMOS ACEITAR O GOVERNO PAGAR UMA EMISSORA PRA TRANSMITIR JOGOS? PQ ESSE DINHEIRO NÃO FOI PARA OS CLUBES? ALEM DISSO, AS NOSSAS EMPRESAS NÃO ACREDITAM NOS NOSSOS TIMES..MAS TB A GRANDE RAZÃO DISSO TUDO: SAO CERTOS DIRIGENTES QUEREREM SE APODERAR DOS TIMES, PARA DIVULGAR SEU NOME NO CENARIO POLITICO, SE ACHAM DONOS DA INSTITUIÇÃO, QUEREM FAZER DO CLUBE TRAMPOLIM POLITICO, QUAL EMPRESA IRA INVESTIR NUM CENARIO DESSE?? PQ OS CLUBES NÃO LEVAM AS EMPRESAS PROJETOS DE PARCERIA? NÃO SO O CELIO, MAS O GRUPO QUE O SUSTENTA NA PRESIDENTE SÃO OS CULPADOS, POR NOSSO REBAIXAMENTO, A TEIMOSIA, INCOMPETENCIA EM MANTER TECNICO LESTON, TINHAMOS COTAS DA COPA DO NE..PERDEMOS TUDO PELA INCOMPETENCIA…MAS AGORA ME RESPONDA, COMO CULPAR A TORCIDA? FUTEBOL É RESULTADO E SO TENHO 10 MIL SOCIOS PARA SUSTENTAR UM TIME..TEM TIMES DA SERIE A QUE NÃO TEM ESSE NUMERO DE SOCIOS…

    Curtir

  2. Eu fico decepcionado com todos que fazem o futebol no Maranhão. E você falou que quase todos os culpados por este fracasso, faltou falar da imprensa, que é muito fraca, parcial e pouco investigativa. Nunca vi ou li uma matéria falando sobre a nítida corrupção no futebol do MA. Moro fora do estado e fico decepcionado com a torcida do MA. Não existe , vocês torcem pros times do eixo RJ/SP

    Curtir

    1. Vocês quem? oh mané! Reavalie seus conceitos. Não pense que pelo fato de “morar fora” consegue enxergar mais do que os que aqui estão. A luta é diária e torço pra que nosso cenário mude. Vai Mudar!!

      Curtir

    1. Obrigado, Mateus. Mas se escreve agora autossuficiente.

      Dicionário: a forma correta de escrita da palavra é autossuficiente. A palavra auto-suficiente está errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico, em janeiro de 2009. O adjetivo autossuficiente se refere a alguém capaz de viver de modo independente e autônomo, sem depender dos outros. Indica também a capacidade de um pais ou região se autossustentar com bens de consumo, sem ser necessário recorrer à importação de produtos.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s