Futebol Maranhense

Entenda porque o Sampaio ainda pode jogar Copa do Brasil 2019

Com a eliminação no Campeonato Maranhense, os torcedores do Sampaio Corrêa tem se perguntado se existe alguma possibilidade do Tricolor disputar a Copa do Brasil 2019, já que por via do Estadual as chances se esgotaram. Sim, as chances existem e elas são grandes, mas tudo vai depender do andamento da temporada no futebol brasileiro, inclusive nos Estaduais que estão rolando por todo Brasil.

A primeira possibilidade e de maior chance é por meio do Ranking Nacional de Clubes. Antes de explicar tudo, vale ressaltar a alguns amigos que podem estar fazendo algum tipo de confusão por pensar que esta vaga em que o Sampaio pode se encaixar tem relação com o Ranking de Federações. Nenhuma! Até porque se abrisse uma terceira vaga para o Estado Maranhão, ela nem seria para o Tricolor e sim para o terceiro do Estadual, posição que a equipe sequer tem chance de chegar.

A possibilidade do Sampaio jogar a Copa do Brasil 2019 é direta como clube bem rankiado que é na CBF. No último levantamento, o Tricolor ficou na 39ª posição.

De acordo com o regulamento da competição os 10 primeiros times do Ranking de clubes que não conseguirem vaga para Copa do Brasil via Estadual serão guindados para o torneio.

Art. 2º – Os critérios técnicos de participação dos clubes na Copa são os seguintes:

Critério 1: Pertencer ao grupo dos clubes classificados para a Copa Libertadores da América de 2018 e complementares – campeão da Copa do Nordeste de 2017, campeão da Copa Verde de 2017 e campeão do Campeonato Brasileiro da Série B de 2017;

Critério 2: Pertencer ao grupo dos 70 clubes oriundos dos certames estaduais/Distrito Federal, excluídos os clubes já identificados no critério 1;

Critério 3: Pertencer ao grupo dos 10 clubes oriundos do RNC de 2018, excluídos os clubes já identificados nos critérios 1 e 2.

1º – Na hipótese do grupo de clubes brasileiros que disputará a Copa Libertadores tiver número inferior a oito, o complemento para esse número virá da chamada dos clubes participantes do Campeonato Brasileiro da Série A do ano anterior, obedecida a ordem de classificação. § 2º – Na hipótese do grupo de clubes brasileiros que disputará a Copa Libertadores tiver número superior a oito, o campeão do Campeonato Brasileiro da Série B/2017 deixará de acessar a Copa pelo critério 1 e iniciará a competição a partir da Primeira Fase, se houver conquistado classificação com base nos critérios 2 ou 3.

Ou seja, justamente no critério três o Sampaio pode ser encaixado. Para isso, o Triocolor tem que está entre os dez que não conseguirem vaga via Estadual. Abaixo coloco o último RNC, em que o Sampaio ficou com a posição 39.

Neste ano, Atlético-GO, Figueirense, Paraná, Joinville, Juventude, Náutico, Bragantino, Oeste, Boa Esporte e Londrina classificaram-se pelo Ranking Nacional de Clubes. O Londrina (40ª posição) foi o último do ranking a ser chamado.

Para Copa do Brasil 2019, valerá o Ranking 2018, que será divulgado no fim da temporada. Além disso, como destaca o Critério 2, existe ainda a chance de ida para competição por meio de um possível título da Série B, Copa do Nordeste ou até mesmo da Copa do Brasil (em uma situação mais remota para nosso cenário), pois iria como detentor de vaga na Libertadores.

Sobre a Copa do Nordeste 2019, o Sampaio já está garantido na fase pré, pois não será alcançado por nenhum clube maranhense no RNC. O outro representante maranhense será o campeão Estadual 2018.

Último Ranking de Clubes da CBF

 

 

2 comentários em “Entenda porque o Sampaio ainda pode jogar Copa do Brasil 2019”

  1. Entre todas as possibilidades a quem me parece mais tangível é a que contempla p Ranking da CBF. Para isso, basta o sampaio não ser rebaixado e até mesmo ir mais longe na CB.

    Curtir

  2. O Sampaio não tem direito de pensar pequeno.!! A não ser que nunca pense em ser grande.! Tem que participar das competições por merecimento. Ficar fora do maranhense na fase eliminatória é uma vergonha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s