De acordo com a Constituição Federal de 1988, com a Lei nº. 9.394/96, que trata das Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com o Plano Nacional de Educação, a construção da autonomia escolar deve ser resultado da Gestão democrática, através da qual a escola deverá assumir compromisso com a construção de sua identidade. Isso se justifica na medida em que a tendência dessa proposta de curso de especialização latu sensu é superar a divisão social do trabalho pedagógico instaurada na escola básica.
Como as demais instituições torna-se indispensável investir em processos científicos e tecnológicos de modo a conduzir as práticas das escolas a processos gestionários participativo no seio educacional, no sentido de resgatar a base fundante da função social da escola e o compromisso de seus profissionais frente a um contexto que requer habilidades e competências para gerenciar o ensino e a aprendizagem.
O gestor educacional, está habilitado para exercer, tanto as funções pedagógicas, como as os aspectos administrativos, técnicos, pedagógicos, políticos, financeiros e culturais, através da reconstrução do conhecimento com vistas à produção de políticas públicas, programas e planos referentes as redes/sistemas de que favoreçam o trabalho coletivo e desenvolva compreensão crítica e pedagógica da escola nos vários contextos em que ela atua.
– Coordenador do Curso: Profa. Esp. Natália Almeida: Especialista em Formação de Professores: Teorias, Didáticas e Práticas Escolares. Pós-graduada em Gestão de Pessoas em Ambiente de Mudanças. Consultora de Processos Institucionais do Ensino Superior. Coordenadora de Estágio da UNDB.
– Perfil do Participante: O curso de Pós-Graduação em Gestão e Supervisão Escolar destina-se a graduados, pesquisadores, professores, pedagogos e a qualquer profissional que tem o desejo em aprofundar seu conhecimento para desenvolver as competências de liderança no processo de ensino e aprendizagem.
Se quiser se inscrever na pós, é só clicar aqui