Futebol Maranhense

Abaixo da crítica, Sampaio volta a empatar no Castelão

Foto: Lucas Almeida

Foi um jogo horroroso. Por parte do Sampaio, do Imperatriz e da arbitragem. Na noite desta quarta-feira (30), no Castelão, tricolores e colorados fizeram uma partida cheia de erros técnicos e táticos e ficaram em um modesto e sem brilho 1 a 1.

O Tricolor foi quem abriu o placar ainda no primeiro tempo com Maxuel Samurai. O Cavalo de Aço igualou o jogo somente na etapa final, com Júnior Chicão de pênalti.

Com o resultado, o Sampaio chega aos sete pontos na primeira colocação, mas tem a liderança ameaçada na rodada pelo Moto, que pode chegar a nove. O Imperatriz subiu para terceira colocação, mas também pode perder posições por conta de resultados que podem acontecer na rodada.

Análise

Faz tempo que não vejo um time do Sampaio tão abaixo da crítica. Sempre disse que temos que dar um crédito por conta da reformulação e de todo esse trabalho embrionário que o Tricolor escolheu fazer, entretanto, mesmo com todo esse senão é preciso que se diga que a equipe vem atuando muito mal. Até mesmo para o próprio técnico Flávio Araújo, que tem sido bem sincero em suas análises após os jogos.

O treinador até prometeu um primeiro tempo com agressividade e intensidade, mas o que se viu novamente foi aquele velho time apático, errando exaustivamente passes, espaçado, cometendo erros técnicos que fazia tempo que não havia visto um atleta com o tamanho dessa camisa cometer.

O torcedor boliviano tem toda razão em externar toda essa preocupação que tem sido apresentada durante o começo da temporada 2019. O difícil foi ver que o técnico Flávio Araújo, que repito, também concorda com tudo isso, chamar a situação de “inexplicável”.

É claro que é cedo para tudo, mas já ficou mais do que cristalino que o Sampaio precisa fazer uma manobra gigantesca para mudar de norte e finalmente encontrar seu caminho em 2019, que quero crer que não seja esse. É de saltar olhos…

A nota negativa do jogo poderia ser ainda pior se o Imperatriz conseguisse colocar em campo toda expectativa que se tem sobre o elenco cavalino. Também não fez um bom jogo o Colorado, não soube aproveitar a superioridade técnica e numeral que teve no jogo – já que jogou boa parte do confronto com um a mais por conta da expulsão do zagueiro Moisés. O Cavalo de Aço tem vivido de migalhas individuais e precisa urgentemente de um senso coletivo se quiser ir a algum lugar.

Para fechar o baixo nível da partida tivemos uma péssima arbitragem do Maykon Matos Nunes – em todos os aspectos. Técnico, disciplinar e toda condução do jogo de uma maneira geral. As duas equipes saíram reclamando e isso é um agravante vital contra o árbitro. Chamou atenção algo que a comissão de arbitragem precisa investigar: jogadores dos dois times acusaram o árbitro de ameaça e xingamentos – isso é sério e precisa ser aprofundado.

Sobre os lances capitais diria que a expulsão do Moisés foi infantil e ele foi quem pediu que o vermelho acontecesse, pois zagueiro com amarelo não pode ser imprudente da maneira que foi. Mas, é preciso dizer que a arbitragem não manteve o critério e, depois que viu que se perdeu, começou a distribuir cartões como justificativa de erro.

Sobre o pênalti, ficou claro que no lance anterior a arbitragem não marcou uma falta no lateral Rômulo. Ainda há uma reclamação de impendimento, que confesso que só a imagem para tirar a dúvida. Quanto a falta na área não há o que discutir, pois realmente aconteceu. Mas por conta de toda jogada anterior, lógico, foi mal marcado.

Aliás, depois desse lance a condução do jogo só piorou por parte de toda equipe de arbitragem. Entendo a ideia de renovação dos profissionais da arbitragem, mas é preciso fazê-lá com bastante tato. Esse é o tipo de jogo para um árbitro experiente e o Maykon mais uma vez mostrou que não o é.

CEAF

Após a publicação desta matéria, o presidente da CEAF, Marcelo Filho, nos procurou para enviar uma nota a respeito do assunto. Confira o texto abaixo na íntegra:

“Boa noite,
Estava reunido com os árbitros até agora. Coloquei para eles ouvirem as entrevistas dos jogadores do Sampaio, Imperatriz e treinador do Sampaio. Ouvi também a entrevista do treinador do Imperatriz que nada comentou sobre arbitragem. O árbitro e Assistentes ficaram surpresos com essas declarações. Nenhum momento teve xingamentos entre arbitragem e jogadores segundo eles. Ouve reclamações normal de lance no jogo. Porém com respeito. Vou conversar com alguns repórteres que se encontravam nas proximidades. Não vou comentar nada agora sobre o comportamento do treinador do Sampaio, quando fiz curso de instrumento de arbitragem, Analista de arbitragem, assessor de arbitragem pela FIFA/CBF aprendi que a ética profissional é a arma do respeito com outro profissional. Com certeza tudo será apurado.” Marcelo Filho
Presidente da Ceaf.

25 comentários em “Abaixo da crítica, Sampaio volta a empatar no Castelão”

  1. Time fraco mais uma vez comprovado o que todos sabem e só o dono do Sampaio não aceita e tenta nos enganar novamente., jogadores baratos e com péssima qualidade técnica e preparem o coração e até no maranhense não teremos time capaz de conquistar.

    Curtir

  2. O árbitro: Maykon Matos Nunes, como sempre vem exercendo sua profissão e mostrando o excelente trabalho dentro de campo. E hoje, é o melhor árbitro do Maranhão. Parabéns, Maykon. Futuro brilhante pela frente.

    Curtir

      1. Este árbitro é filho do Presidente da Ceaf e nunca será punido esse é o futebol maranhense. Antonio Américo não veio pra passar só um mandato gostou muito o cargo é bom muita grana sem prestar contas a ninguém. Marcelo Filho vc parecia imparcial., parecia.

        Curtir

  3. Se esse Juiz é o melhor do Maranhão, é bom acabar com a CEAF. Esse Sérgioengana é um cara muito pilantra, cadê o dinheiro do Sampaio? Ou ele acha que o dinheiro é dele!

    Curtir

  4. Como sempre digo: dois times de bairro jogando, equipes completamente amadoras. Todos nós temos consciência que o Campeonato Maranhense está entre os três campeonatos mais fracos do país. Entretanto, este ano tá f…! Porque em outrora, era fraco, mas o Sampaio se sobressaía em se tratando de nível técnico. Todavia, este ano está medíocre! Igualou-se aos demais times do campeonato. E adivinha de quem é a culpa? Sérgio Frota é claro! Esse cara administra o Sampaio igual aos jogadores que ele contratou, totalmente amador e irresponsável.

    Curtir

  5. Cara eu vejo um abandono da torcida do Sampaio e até entendo isso pq quem quer sair de casa pra olhar um time medíocre desse em campo? Ninguém quer cara, e notório quando um time e bem formado e com resultados positivos a torcida aparece em campo mais de 2015 pra cá e só contratações péssimas e com aposta e se tem algum culpado nisso e o presidente Sérgio Frota que atualmente só tá fazendo merda na direção do MAIOR CLUBE DO ESTADO DO MARANHÃO. Digo mais se ele não sair ele vai deixar O Sampaio na série D esse e o planejamento dele e eu tô e Flávio Araújo queimar sua carreira aceitando essas condições de trabalho com jogadores de péssima qualidade técnica. De 2012 pra cá esse foi o pior elenco que vi.

    Curtir

  6. QUE TIME RIDÍCULO ! E A CULPA NÃO É DOS JOGADOS E TREINADOR NÃO , PQ OS ATLETAS SÃO RUINS MESMO , A CULPA É DO PRESIDENTE E DA DIRETORIA QUE NÃO TEM PLANEJAMENTO . E FALTA DE CRITÉRIO NAS CONTRATAÇÕES , PURO AMADORISMO, PEDE PRA SAIR SERGIO ENGANA…

    Curtir

  7. Não vejo o presidente do Sampaio dá explicação, o que estar havendo? Quer acabar com o Sampaio? lembro desse cidadão falando que sairia do Sampaio deixando na serie A, estou vendo que vai deixar o Sampaio é na D, isso sim!!!

    Curtir

  8. Time horrível! as camisas da numer eram mais bonitas do que essa marca própria o clube viaja com a camisa de treino aonde esse presidente vai deixar a Bolívia? Incompetente sai do meu Sampaio

    Curtir

  9. O presidente tem que correr atrás de jogadores agora, enquanto ainda da tempo, estes jogadores que estão ai não da estes dois laterais pelo amor de DEUS, nunca viram bola na vida deles, cara por favor manda embora… Só deixa Edgar, Elóir, Wulises o goleiro Rodrigo e o Samurai, Só o resto manda embora, melhor pegar ai o pessoal da copinha.
    Por favor;

    Curtir

  10. O bom técnico Flávio Araújo tá se queimando treinando esse time amador do Sampaio. Sérgio Frota trouxe um meia que o River do Piauí iria contratar, vejam bem, o River do Piauí. Esperar o quê de um presidente desse???!!! Me compra um bode, Sérgio Frota!
    Faz um favor pro “Universo tricolor”, que dez entre dez torcedores do Sampaio já não te aguentam mais, “pede logo o boné” e vá cuidar dos seus negócios. Você já lucrou muito em cima da Bolívia. Adeus e até nunca mais, pelo amor de Deus.

    Curtir

  11. Novamente, não entendo o motivo de tanta revolta. O Sampaio é um clube pequeno, nem no Nordeste é considerado grande (nem no G7 está), pois nunca disputou sequer uma Série A em pontos corridos. A realidade é que o Sampaio apenas está voltando para seu lugar de origem: Série D. Sampaio não é time de Série B, nunca foi e nunca será.

    Curtir

    1. Realmente o futebol maranhense é fraco mas o Sampaio é o único time grande desse Estado e o único que tem uma grande torcida, o Morto era pra ficar sem série e tá na D, então, o Sampaio é pra jogar a B, no mais, torcedor vai catar coquinho!

      Curtir

  12. O Sampaio tá abandonado e sem estrutura,time fraco e medíocre,fica difícil prestigiar um clube desse.sai de casa pra assistir os pernas de pau ai fica difícil.

    Curtir

  13. Que o elenco atual do Sampaio é fraquíssimo, todos sabem menos o presidente, agora esse árbitro também não tem a minima condição de apitar nem jogo amador, só é escaldo porque o diretor da CEAF é o pai do mesmo, ou seja, o Marcelo Filho que era fraco e arrogante, quando apitava jogos do Sampaio eu não ia ao estádio, pois já sabia o resultado empate ou derrota com expulsões, quem estiver duvidando é só ver as estatísticas da federação. O conheço desde quando foi um medíocre goleiro do Boa Vontade, todo jogo contra o Sampaio fazia confusão. Sempre foi mortense desde os tempos de bairro de Fátima.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s