Futebol Maranhense

Uma reflexão aos 96 anos do Sampaio Corrêa

Foto: Biaman Prado/O Estado

O coração do torcedor boliviano está ferido, mas o dia é sim especial. As lágrimas em tom de encarnado acabam caindo pelo rosto, por todo momento vivido de sua Bolívia Querida, porém, é preciso dizer, a glória do TIME DO POVO é irretocável! É certo que os dias atuais não são para comemorações, mas a data é lembrada por toda história vivida pelo Sampaio Corrêa Futebol Clube. No dia 25 de março de 1923 a Bolívia Querida foi fundada e completa nesta segunda-feira 96 anos.

Talvez seja o momento certo para fazer obrigatórias reflexões. O ano de 2019 tem sido de um inferno astral, mas os maus resultados não são uma mera culpa dos astros. Do rebaixamento pra cá, o clube já teve trocas de treinadores, reformulações, convive com derrotas sequenciais e muita pressão fora de campo – absolutamente normal pela grandeza do time. Na temporada atual passou com sufoco as semifinais do Maranhense e na Copa do Nordeste foi eliminado nesse domingo (24) com uma rodada de antecedência sem conquistar nenhuma vitória na competição em uma campanha vergonhosa.

O que fez? Botou a culpa nos astros e fechou suas portas para sua torcida e para imprensa. Fez e faz questão de dificultar todo contato, as vezes até por pura birra, em atitudes totalmente antagônicas a história do TIME DO POVO. Renegou seu sangue encarnado e resolveu sair dos braços de seu maior patrimônio: a sua torcida. Culpa dos astros?

Não sei se o mapa astral responde se as contas do clubes vivem dias de lua cheia. Essas coisas assim como a transparência das contas do Sampaio são recheadas de mistérios. Todavia, é certo que o Tricolor teve uma diminuição do seu ativo financeiro por conta do rebaixamento do ano passado. Mas, também é indubitável, que ainda acumula cifras suficientes para sustentar no mínimo uma campanha digna em 2019.

Para isso basta dizer que somando as cotas das participações na Copa do Brasil e do Nordeste a serem recebidas na temporada 2019, o Sampaio tem um total de 4,235 milhões de reais. O clube já adiantou alguns valores, mas não divulgou a exata quantia antecipada. Sem contar com outros ativos financeiros já levantados em matéria anterior aqui pelo Blog do Afonso Diniz. Muita gente planeja e consegue fazer boas temporadas com muito menos disso, o próprio Sampaio é exemplo vivo desta afirmativa. Isso nem os astros podem negar é só colocar as cartas na mesa!

Foto: De Jesus/O Estado

Bem, se o presente não é digno de palmas, o passado é indiscutivelmente de glórias. Na própria Copa do Nordeste o Tricolor é o atual campeão, pois levantou a ‘orelhuda’ de forma inédita para o Maranhão no ano passado. Além disso, o Sampaio já conquistou também outro regional, vinte anos antes foi a vez de ter sido campeão da Copa Norte e o posterior título do extinto torneio Norte-Nordeste.

As conquistas regionais da década de 90 deram ao Sampaio a peculiaridade de ser o único time maranhense com participação em torneio internacional. O Tricolor chegou a disputar a Copa Conmebol e foi até as semifinais em 1998.

O Sampaio Corrêa também é a única equipe maranhense a ter conquistado campeonatos brasileiros. O Tricolor tem a singularidade nacional de ter levantado três taças diferentes. A Série B em 1972, a Série C, em 1997 e a Série D, em 2012, estes dois últimos de forma invicta. É o maior campeão do Campeonato Maranhense com 33 conquistas.

Não sei o que os astros apontam para o futuro, pois não tenho bola de cristal. Mas, espero que toda essa irretocável história sirva para inflamar e fazer brilhar essa reflexão suscitada. Que o clube reencontre sua estrela-guia e o caminho de glórias para que seu torcedor volte a vestir seu sorriso no rosto. Que o sangue encarnado volte a ferver nas veias do boliviano e o Sampaio Corrêa seja sempre um GIGANTE DO ESPORTE EM CONSTANTE DUELO.

9 comentários em “Uma reflexão aos 96 anos do Sampaio Corrêa”

  1. Bela reflexão, Afonso! Que o acéfalo que comanda o clube pelo menos leia o presente texto e faça a mesma reflexão que vc, mas a transforme em ações, atos. Mas senão, que “tire pra fora” com urgência.

    Curtir

  2. Lindas palavras e linda a história do Sampaio e olhando as fotos e lembrando do Castelão cheio e isso pq o o Clube do Povo tinha um time competitivo e que o dinheiro que entrava era investido no time e dava gosto de olhar o Sampaio em Campo lado de 2016 pra cá o cara que se acha dono do Clube do Povo vem com planejamento pífio e sem transparência da contas do Sampaio mais além disso tudo. EU SOU SAMPAIO E MEU CORAÇÃO E ENCARNADO VERDE E AMARELO! PARABÉNS SAMPAIO TU E GRANDE E DEVERIA SER RESPEITADO! FORA SERGIO ENGANA!

    Curtir

  3. Rapaz com esse time sem sangue e com deficiência técnica de muitos jogadores só vamos ter decepção esse ano.Mais no passado repleto de glórias só tenho que me orgulhar,Feliz Aniversário Bolivao que a esperança de dias melhores virão.

    Curtir

  4. Nada que o atual dono do Sampaio fizer pra apagar essa bela história irá prejudicar nosso clube de muitas glórias e tradições ele passará e não deixará saudades pois tem apagado tudo que ainda poderíamos dizer que foi bom

    Curtir

  5. Parabens Afonso, pelo seu lindo e verdadeiro comentario, eu moro em Recife e o meu primeiro time do coração é a minha bolivia, foi com este time que eu aprendi a gostar de futebol.

    Curtir

  6. Esse nosso clube maravilhoso não tem dono., então muitos já passaram e muitos marcaram seu nome com administração honesta e de progressos, títulos são importantes mas se não tivéssemos um CT investimento feito corretamente o que seria de nossa estrutura., pena que outros não melhoraram no que era necessário a mesma como: construção de mais campos de treinamentos e urbanização do ct e outras obras.

    Curtir

  7. O Sampaio tem que voltar a ser o time do povo, depois que foi privatizado e só decepção, esse donovdo sampaio é um abestado que não entende nada de futebol.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s