
Os 128 mil estudantes que contratam o FIES a partir do mês de janeiro do ano passado terão que renovar o contrato até o dia 31 de agosto. O prazo do aditamento para regularização do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) será feito apenas na internet.
Para poder fazer o procedimento, segundo a Caixa Econômica Federal terá que está em dia com os pagamentos. Caso o estudante não tenha pago três semestres seguidos, o contrato poderá ser cancelado.
Na segunda-feira(08), os estudantes que desejam mudar de instituição de ensino devem solicitar a transferência. Também poderão ser feitos os pedidos de encerramento e suspensão do semestre. Mas, se houver pedidos de modificações no contrato, como mudança de fiador, o estudante deve ir em uma Agência da Caixa para fazer tal procedimento com o novo fiador e todos os documentos de ambos.
Novo Fies
O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar. A modalidade Fies juro zero é voltada para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil e é bancado pelo governo.
Além do juro zero, o Novo Fies oferece a modalidade P-Fies para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos. Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito, que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.
O aditamento está aberto apenas para contratos firmados junto à Caixa. O aditamento dos contratos firmados antes de 2018 seguem cronograma definido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).