Futebol Maranhense

Mudança na fórmula do Maranhense é necessária

Na tarde desta sexta-feira (18), a Federação Maranhense de Futebol (FMF) se reúne com os clubes da elite do estado para definições sobre o Campeonato Maranhense 2020. Em conversa com o vice-presidente de competições da Federação Maranhense de Futebol, Hans Nina, houve a antecipação que a entidade apresentará quatro propostas, inclusive a de repetição da fórmula dos dois últimos anos.

Não tenho a menor dúvida que é necessária a mudança da fórmula de disputa que foi tão discutida anteriormente pela diferença de mandos entre as equipes e pela falta de isonomia nas viagens dos clubes. Independente de qualquer fórmula eu acho que a prioridade deve ser sempre a justiça e isonomia. Persistir no erro todos sabemos o que é…

Existe uma dificuldade natural de datas das federações por conta do calendário do futebol brasileiro, mas pelo que Hans Nina nos adiantou podemos antecipar o início do nosso Estadual e fazer uma fórmula justa e com a devida isonomia. Várias fórmulas podem ser apresentadas, porém, existe uma dos sonhos e indiscutível no quesito justiça e isonomia, que já foi apontada pelo diretor da FMF que é possível fazer.

Times fazem jogos de ida e volta em pontos corridos, classificam os quatro primeiros, que fazem semifinal e final. Deste modo, até o rebaixamento de dois clubes, como pretende fazer a FMF, se tornaria mais plausível. Afinal, o clube minimamente faria 14 jogos. Essa fórmula gastaria 18 datas, que antecipando o início do Estadual, segundo Hans informou é possível fazer. Deste modo o princípio da justiça estaria intacto e finalmente teríamos uma isonomia no campeonato.

Se as 18 datas não forem encontradas – que acho que não é o caso – pode-se enxugar de algum modo como mata-mata apenas entre os dois primeiros ou uma semifinal só de ida com vantagem de empate e mando para os dois primeiros. Neste dois casos de redução, não seria o ideal, mas estaria próximo da fórmula dos sonhos que aponto acima.

Agora, uma coisa preciso dizer. Pelo que disse hoje Hans Nina, em entrevista no Bom Dia Mirante (irá propor a repetição e mais três propostas), se a fórmula dos últimos dois anos for mantida a culpa deste erro será exclusiva dos clubes, pois alternativas eles têm e já inclusive estarão na mesa.

Até porque como disse, persistir no erro é o quê?

Um comentário em “Mudança na fórmula do Maranhense é necessária”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s