Futebol Maranhense

FMF define fórmula do Maranhense, que segue “pensa” por mais dois anos

A Federação Maranhense de Futebol definiu na tarde desta segunda-feira (28) o novo formato do Campeonato Maranhense. Em reunião na sede da entidade com os clubes participantes da competição a FMF decidiu por um Estadual disputado em quatro fases.

A proposta inicial foi feita pelo Juventude-MA, recém-chegado na primeira divisão, com ajustes apresentados pelo vice-presidente de competição da FMF, Hans Nina, em relação a sugestão inicial. O campeonato utilizará 13 datas e terá validade mínima para os anos de 2020 e 2021.

Na primeira fase os oito times jogam entre si em apenas jogos de ida (ou seja, novamente a tão polêmica tabela “pensa” seguirá). Os dois primeiros classificados avançam diretamente para a semifinal e as equipes que ficarem entre a terceira e a sexta colocação avançam para segunda fase para disputar as outras duas vagas da semifinal em cruzamento olímpico em jogos de ida e volta com vantagem para as equipes de melhor campanha apenas de mando na volta em casa.

Na semifinal, o primeiro colocado da fase de grupos enfrentará o time de pior campanha que avançou na segunda fase. O segundo colocado da fase de grupos enfrentará o time de melhor campanha que avançou na segunda fase.  Sendo que a vantagem de mando na volta será dos times que avançaram de forma direta para a semifinal.

A final da competição será realizada também em jogos de ida e volta com vantagem de mando na volta para o time que fizer mais pontos na soma da primeira fase com a semifinal. Os dois últimos times da primeira fase serão rebaixados. O Campeonato Maranhense 2020 deverá começar na primeira quinzena de janeiro e terminar em abril.

Opinião

Não gostei da fórmula que segue não tendo justiça e isonomia na primeira fase. Reclamaram tanto do formato penso dos últimos anos que o repetiram. Nas fases seguintes inventaram um jeito de coçar a orelha com a mão oposta por trás do pescoço. Desnecessário. Ou seja quem não cair tá classificado. Primeira fase só define rebaixamento. Um campeonato que 75% do times estarão classificados.

 

Porém, gostei da democracia na reunião decisiva. Todos tiveram oportunidade de proposta, votaram, escolheram e ficaram até brincando com votos para fazer placar de 7 a 1 (relembrando o fracasso do Brasil na Copa com gargalhadas). Tomara que essas gargalhadas permaneçam por um biênio pelo menos que é o mínimo que essa fórmula deverá durar. Espero que depois de a bola rolar não venham reclamações ou vitimismo, pois a votação foi aberta, democrática e está gravada pela própria FMF pra quem quiser ver e rever. Quem não tiver memória é só ir lá buscar.

9 comentários em “FMF define fórmula do Maranhense, que segue “pensa” por mais dois anos”

  1. Então, a vantagem pela melhor campanha se refletirá apenas no mando de campo no jogo da volta, Afonso? Dessa forma, no caso de dois resultados iguais, haverá a disputa de pênaltis?

    Curtir

  2. Espero que o Sampaio Corrêa esteja bem planejado para vencer essa competição, porque não é somente pela importância do Título de Campeão do Estadual Maranhense e sim pela classificação direta na participações das Copas do Nordeste e do Brasil. Ao contrário do campeonato maranhense deste ano em que a Bolívia Querida não disputou nem a final e pior ainda que ano passado não se classificou nem entre os quatro primeiros para as semifinais, ficando atrás do São José, MAC, Imperatriz e Moto Club, sendo este o Campeão. Como se vê, o Sampaio ano que vem não disputará a Copa do Nordeste e está dependendo de Ranking Nacional para jogar a Copa do Brasil.

    Curtir

    1. Calma guerreiro! Vamos esperar o cara jogar eu sou a favor de dá chance a jovens com qualidade sem fama no mercado! Melhor que esses jogadores em fim de carreira cheios de vícios

      Curtir

  3. HORRÍVEL, parece campeonato amador. Já acho um absurdo ter apenas 8 times, deveriam ser 10. Credo forma horrivel, então quem cai joga apenas 4 jogos, os times da segunda fase vão jogar 6 jogos até a fase semifinal podendo somar 12 se chegar a final. Kkkk que piada essa FMF, do jeito que estava tava ótimo. TRISTE

    Curtir

  4. Ainda teve um cidadão que queria que um eliminado voltasse a competição. É muita asneira que brota da cabeça desses caras. Quanto mais tempo disponível mais merda sai.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s