Futebol Maranhense

O que precisa ser dito sobre sede única no Maranhense

Desde a última reunião da FMF com os clubes maranhenses o debate da sede única para o restante do Estadual 2020 vem se apresentando no meio esportivo e dividido opiniões de forma dual. O GloboEsporte.com fez inclusive uma enquete e apontou que quase 75% são favoráveis a jogar em uma cidade só, no caso São Luís.

Penso que este é um assunto bastante sensível e a FMF sabe muito bem disso. Tanto, que fez questão até de lançar nota pra ressaltar que a ideia não foi dela e parte de um grupo de clubes. Não se pode esconder que a ideia é polêmica pois daria um tom de favorecimento no meio de uma competição com clubes jogando em sua própria casa. Seria o caso de Sampaio, MAC, Moto e São José, que curiosamente votou contra, apesar de ainda mandar jogos no Gigante do Outeiro da Cruz.

Na última reunião os clubes protagonizaram um empate emblemático: 4 a 4. Sampaio, MAC, Moto e Pinheiro foram favoráveis a sede única, enquanto que, Imperatriz, Juventude, Cordino e São José foram contra.

A FMF não quis conceder o tal voto de minerva e postergou o debate para a próxima assembléia. Segundo a entidade será feito um estudo de viabilidade financeira da proposta. Ora, se já não se tem dinheiro pra testes e protocolos da Covid-19, que dirá…

Esse orçamento a ser levantado é apenas só um ponto do que deve ser avaliado antes de se colocar na mesa uma proposta tão reticente como essa. Creio que algo desse tamanho só deveria ser avaliado se existisse uma unanimidade realmente plena – com o perdão da redundância.

Se existir um clube discordante já acho inviável a realização deste pleito, pois fere uma série de princípios inclusive o estatuto do torcedor. É claro que estamos falando de um novo normal, mas que não entremos na onda de “passar a boiada”. Não queiram justificar tudo nas costas do coronavírus.

Outro ponto que vejo como essencial para isso acontecer é ter todos os jogos com portões fechados. Inclusive e principalmente as finais. Pois não seria justo com um time de outra cidade além de jogar fora ainda encontrar torcida adversária e olha que ele ainda pode ter melhor campanha – vejam só.

Nesse contexto, a não ser que a vigilância sanitária ordene, não vejo intenção da FMF de fazer todos os jogos até a final sem torcida. Os portões devem estar fechados só nessa retomada pelo que tem se desenhado.

Em linhas gerais, por não ter unanimidade, por não ter uma plataforma de recursos suficiente para o tamanho do projeto, por não ter garantia de portões fechados em todos os jogos, eu sou frontalmente contra a proposta. Aliás, ela em si, não tem pé nem cabeça, é só uma vontade de quem quer levar vantagem…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s