Notícia

Apagão na Ilha de São Luís e o que dizem responsáveis


FOTO DO LOCAL DO ACIDENTE

Foi registrado na manhã desta sexta-feira (8) uma ‘apagão’ em toda Região Metropolitana de São Luís, que compreende além da capital maranhense as cidades de Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar. Os bairros dessas localidades ainda seguem sem energia elétrica e não há previsão oficial de retorno.

Órgãos relacionados ao assunto se pronunciaram e o Blog do Afonso Diniz disponibiliza as notas divulgadas.

DO QUE SE TRATA?

Ocorrência na rede de operação com interrupção de carga – São Luís

Às 08h26min ocorrência o desligamento das LT 230 kV São Luís II / São Luís I C1, C2 e 230 kV São Luís II / São Luís III C1 e C2, interrompendo 350 MW de cargas da Equatorial Maranhão. A EDP informou que o cabo da futura LT 230 kV São Luís I / São Luís IV caiu sobre estas linhas.

EQUATORIAL

Nota de esclarecimento falta de energia na ilha de São Luís

Uma falha nas linhas de transmissão, de responsabilidade da Eletronorte em São Luís, foi a causa das interrupções do fornecimento de energia elétrica registradas no início desta sexta-feira (08).

A Equatorial Maranhão tomou as medidas para minimizar o impacto e contactou a Eletronorte, que está mobilizada para a solução do problema.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

SECRETARIA DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E ENERGIA DO MARANHÃO

Nota de esclarecimento falta de energia na ilha de São Luís

Uma falha nas linhas de transmissão, de responsabilidade da Eletronorte em São Luís, foi a causa das interrupções do fornecimento de energia elétrica registradas no início desta sexta-feira (08).

O Governo Flavio Dino, através da Secretaria de Industria, Comércio e Energia e A Equatorial Maranhão tomaram as medidas para minimizar o impacto e contactaram o governo federal, através da Eletronorte, responsável pelo problema, que está mobilizada para a solução.

Secretaria de Industria, Comércio e Energia do Maranhão

ELETRONORTE

A Eletronorte informa que por volta das 08h25, ocorreu o desligamento total das subestações São Luís I e São Luís III, causado pela queda do cabo isolante durante os serviços realizados pela Transmissão Maranhão I para possibilitar a travessia da nova linha de transmissão de 500 kV entre as subestações São Luís II para a São Luís IV, novo empreendimento da Transmissão Maranhão I. A equipe de linha da Eletronorte já está em campo isolando as linhas da Eletronorte e aguardando a retirada do cabo pela Transmissão Maranhão I para retornar com as linhas de transmissão de sua propriedade, o que deve acontecer ainda pela manhã.

TRANSMISSÃO MARANHÃO I

A empresa Transmissão Maranhão I informa que, durante manobra na execução da obra de construção de um empreendimento de transmissão de energia para servir e reforçar o sistema elétrico do estado de Maranhão, numa travessia de cabos, houve desprendimento de um deles, tocando outras quatro linhas deste cruzamento. Como resultado, o dispositivo de proteção atuou conforme projetado, desligando as linhas e afetando temporariamente o fornecimento de energia à cidade de São Luís.

A Companhia e a Eletronorte trabalham com equipes reforçadas para restabelecer o fornecimento regular de energia nas próximas horas.

STIU-MA

O STIU-MA apurou que o apagão em São Luís foi ocasionado pela queda de um cabo operado pela empresa privada EDP, caindo sobre a linha de transmissão da Eletronorte.

Mais uma vez, a responsabilidade do apagão é de uma empresa privada, mas cai erroneamente nas costas da Eletronorte, empresa pública cujos/as trabalhadores/as detém grande conhecimento técnico e compromisso social e, na verdade, socorre a população em situações como essa, a exemplo do que fez no Amapá.

Tão logo tenhamos maiores informações, expediremos nota com maiores detalhes.

#PrivatizaçãoÉApagão

A Diretoria do STIU-MA

BRK AMBIENTAL

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto de Paço do Lumiar e de São José de Ribamar, informa que devido à uma falha nas linhas de transmissão, de responsabilidade da Eletronorte, o fornecimento de energia elétrica foi suspenso em toda a ilha de São Luís. Com isso, diversos bairros das duas cidades estão com o abastecimento impactado ou interrompido.

Equipes da concessionária estão atuando durante todo o dia de hoje e a normalização deverá acontecer de forma gradual após o reestabelecimento do fornecimento de energia.

A BRK Ambiental reafirma o compromisso com a qualidade de seus serviços e se coloca à disposição de todos os clientes através do telefone 0800 771 0001, WhatsApp 011 99988-0001 ou do e-mail: faleconoscoma@brkambiental.com.br

ATUALIZAÇÃO E PREVISÃO DE RETORNO

A secretaria de Industria, Comércio e Energia do Maranhão informa que a previsão da Equatorial e da Eletronorte para total reestabelecimento de energia elétrica na grande ilha é para as 11hs de hoje.

VOLTOU

Aos poucos alguns bairros da chamada Grande Ilha tiveram restabelecimento da energia elétrica. O retorno do sistema foi sendo realizado a partir das 11h30.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s