Futebol Maranhense

FMF veta presença da imprensa no Campeonato Maranhense

A Federação Maranhense de Futebol anunciou que a imprensa não poderá realizar seu trabalho nos estádios durante o Campeonato Maranhense 2021. A entidade justificou a medida em face ao número elevado de casos da Covid-19 no Maranhão. Vale sublinhar que a determinação da FMF é referente somente aos jogos do Estadual, competições nacionais como Copa do Nordeste e do Brasil seguem com liberação da CBF.

“Enquanto perdurarem números elevados de contágio, em decorrência da
pandemia, as transmissões dos jogos ficarão a cargo da TV FMF, via canal no Youtube,
recomendando-se, às equipes de rádio, a transmissão offtube. Assim, os profissionais de imprensa diminuem a circulação e deslocamento entre cidades, garantindo maior
segurança individual”, publicou a FMF.

Acho incoerente a decisão da FMF, visto que na temporada passada ‘forçou’ o retorno do futebol em meio ao cenário de incerteza da própria pandemia. Durante todo este período pessoas das mais diversas categorias eram vistas sem nenhuma atividade condizente a presença no estádio. Não conseguiria nem contar nos dedos o tanto de vezes que vi aglomerações e ferimentos aos protocolos de combate do Novo Coronavírus.

Estranho também é que na minha contagem existem duas emissoras de rádio realizando transmissões do Maranhense – resistência -, TV tem no máximo cinco e tem jogo que nem todas vão. Narradores ficam em cabine isoladas e repórteres tem um estádio inteiro para distanciar sendo que na palma da mão é possível contar quem teria a necessidade de ir ao estádio para realizar seu trabalho.

É absolutamente latente a necessidade de isolamento social em meio a crise de saúde que vivemos eu defendo isso firmemente, mas compreendo à imprensa como um serviço essencial e obedecendo à todos os protocolos – que no caso da FMF em suas competições são sensivelmente fajutos -, deve ter condições de transmitir as informações com cumprimento de uma obrigação social.

Duvido muito que os já decrescentes profissionais que ainda insistem em apoiar o futebol maranhense cheio de desordem, cerceamentos desnecessários e que se autoflagela, causaria algum tipo de aglomeração ou risco superior ao que já vem sendo colocado pela própria Federação em seguir com a competição em meio à pandemia. Nem gente tem para isso. O que falta é um protocolo digno de uma competição profissional. Talvez, não haja interesse da FMF em apoio à imprensa ou será que está faltando tempo para esse mero esforço?

Pois bem, como alternativa torta, a FMF, que estará no estádio com toda sua equipe de imprensa, assim como cada clube, irá oferecer as imagens em transmissão ao vivo pelo Youtube, de baixa qualidade técnica para rádios, TVs e todas vertentes da imprensa esportiva para realização da cobertura do Campeonato Maranhense 2021, que aliás, traz em seu nome este ano uma homenagem à um veículo de imprensa, a nossa querida Rádio Timbira (Emissora Oficial do Governo do Maranhão e pioneira na radiodifusão do estado). Bela homenagem! Parabéns para imprensa maranhense! Que baita homenagem recebemos nesse ano simbólico…

Mas não há de ser nada, muito mais cerceamentos e repressões já recebemos. Faremos o possível para levar a prestação de serviço à sociedade. Só não me perguntem porque em meio a toda essa crise pandêmica a FMF segue com o Maranhense em andamento normalmente, diferente de outros Estaduais. Essa incoerência ainda não vi a entidade eclética responder…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s