
A Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, instalou, neste sábado (13), mais um Ponto Limpo na cidade, o quarto desde que a ação de revitalização de áreas degradadas pelo descarte incorreto de resíduos sólidos foi iniciada, há um mês. Desta vez, o espaço que se tornou um canteiro ajardinado está localizado na Avenida Vitorino Freire, na Areinha.
O prefeito Eduardo Braide, que acompanha a atividade desde o início, também foi ao local para entregar o novo espaço à comunidade. Até o fim do ano, cerca de 40 áreas, após mapeamento já realizado, serão recuperadas com a ação Ponto Limpo, que conta com a articulação conjunta de vários órgãos municipais.
O ponto revitalizado na manhã deste sábado integra o canteiro central que divide a avenida. Por muito tempo foi um local em que carroceiros, e até mesmo alguns moradores próximos, descartavam resíduos domésticos e entulhos provenientes da construção civil, atraindo insetos e se tornando, portanto, um ambiente degradado em meio a uma via de intenso fluxo de veículos, poluindo o cenário urbano e contribuindo para os alagamentos em partes da via, uma vez que o lixo se espalhava e entupia os bueiros por onde escoam as águas pluviais.
“Com a ação Ponto Limpo temos recuperado vários espaços que por anos foram considerados terreno para o descarte de lixo. Essa ação serve para conscientizar a população sobre a necessidade de manter as áreas da cidade sempre limpa, colaborando com o serviço público. Por meio dessa ação transformamos áreas degradadas em jardins e, a cada vez que recuperamos um ponto, tornamos São Luís uma cidade mais bonita para todos”, destacou o prefeito Eduardo Braide.
A atividade de recuperação da área para a concretização do Ponto Limpo utiliza de materiais provenientes dos Ecopontos da cidade e do Centro Ambiental Ribeira. Deles provêm pedregulhos da construção civil, como resto de tijolos, blocos de concreto entre outros, e o adubo que se utiliza para manter viva a grama e as mudas que são plantadas para tornar a área verde, própria para um aspecto urbano conservado e que reflete a preocupação de todos para a beleza natural da cidade.
O projeto faz parte da política de gestão de resíduos sólidos executada pelo Comitê Gestor de Limpeza Urbana. Um total de 41 locais de descarte irregular crônico já foram mapeados e serão revitalizados até o fim deste ano. Para esse semestre, a meta inicial é de que sejam instalados 18 pontos, de modo que, desde o início da ação, todos os sábados têm sido um novo local de descarte de lixo.