Notícia

Vacinação contra Covid-19 na Zona Rural de São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), disponibilizou um posto de vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir dos 60 anos que vivem na Zona Rural. O ponto fica no Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) Distrito Industrial, localizado no KM 5 da BR-135, no bairro Tibiri. O espaço atenderá até esta terça-feira (18), das 8h às 17h. 

A disponibilização do posto faz parte das estratégias da Prefeitura de São Luís para descentralizar e facilitar o acesso da população à vacina contra Covid-19. Para o secretário Municipal de Saúde, Joel Nunes, a ampliação da cobertura vacinal a este público específico é um compromisso da atual administração.

“São Luís tem avançado na imunização dos grupos-alvos do plano nacional. Essa é a meta da gestão do prefeito Eduardo Braide, de que a imunização contra a Covid chegue a cada vez mais pessoas em nossa cidade. Para isso, montamos um planejamento com a identificação do público e a logística que envolve as equipes da saúde, do Sesi e de outros órgãos do Município, para que os idosos pudessem estar sendo vacinados nestes dois dias”, disse. 

Foto: DivulgaçãoA dona de casa Zilma Rodrigues, 60 anos, aproveitou a facilidade para se proteger contra o coronavírus. “Eu ainda não tinha me vacinado pois da Vila Sarney, onde eu moro, para os locais de vacinação é complicado o deslocamento. Mas, com um posto aqui perto de casa, ficou mais fácil me proteger dessa doença”, comentou. 

O carpinteiro José Ribamar Bispo Monteiro, 63 anos, também saiu do local vacinado. “É muito importante para a gente que é idoso se proteger contra essa doença. Eu ainda não tinha vacinado porque aqui para a gente tudo é longe, mas com o posto aqui na BR ficou bem melhor”, disse. 

Foto: DivulgaçãoAntes da execução deste trabalho, as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que compõem o território ativo do distrito específico da Zona Rural foram mobilizadas na busca ativa por pessoas que ainda não haviam sido imunizadas contra o coronavírus. Os idosos beneficiados se cadastraram previamente na plataforma “#VacinaSãoLuis”, disponível no site da Prefeitura de São Luís.

“Aquelas pessoas que, por algum motivo, não conseguiram efetuar a inscrição na plataforma são cadastradas na hora do atendimento. Para isso, basta apresentar um documento de identidade com foto”, informou o secretário de saúde de São Luís. 

Para o deslocamento do público com maior dificuldade de acesso, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) disponibilizou ônibus próprios para o transporte das pessoas. Já o transporte dos lotes, organização e apoio na segurança da vacinação foi feito pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Guarda Municipal.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s